Saiba o que é PIS/Pasep e NIS/NIT


FGTS

Pessoas com vínculos empregatícios formais acabam entrando em contato com essas nomenclaturas. 

Essas siglas fazem parte do cotidiano dos trabalhadores brasileiros, elas podem ser solicitadas para a realização da concessão de benefícios ou de consultas do FGTS. Continue a leitura e descubra agora mesmo que significa todos esses termos. 

Programa de Integração Social (PIS) e Pasep

O PIS é concedido para os trabalhadores da iniciativa pricada, foi criado em 1970 com a Lei Complementar n.º7. 

O Programa de Integração Social foi criado para aumentar a transparência da integração e da renda dos empregados. 

O número do PIS é disponibilizado logo no primeiro emprego, dessa forma ele é utilizado para a concessão de benefícios como seguro-desemprego, 13º, abono salarial e FGTS. 

Para estabelecer vínculos de trabalho formal é exigido o número PIS, ele é criado uma única vez.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é exclusivo de funcionários públicos, apesar de ser destinado aos servidores, ele funciona da mesma maneira que o PIS na busca de promover a integração social. 

Os servidores consultam seu FGTS por meio do Banco do Brasil, enquanto os trabalhadores da iniciativa privada buscam consultar pela Caixa Econômica Federal. 

NIS e NIT

O Número de Identificação Social (NIS), esse número é concedido aos cidadãos que usufruem de benefícios advindos de políticas sociais. 

Os beneficiários do Pronatec, Bolsa Família, seguro-desemprego, FGTS e que tem acesso aos direitos trabalhistas possuem um Número de Identificação Social. 

Tanto o PIS quanto o NIS representam a mesma coisa. A diferença se dá pela forma como cada um é cadastrado. 

Os indivíduos que nunca trabalharam formalmente terão número NIS para comprovar o ganho de benefícios sociais. 

Já o NIT é o número atribuído trabalhadores autônomos e informais, o NIT é fornecido por meio do INSS, os trabalhadores autônomos e informais poderão contribuir com a Previdência Social. 

O NIT será utilizado no momento em que o trabalhador for efetuar o pagamento do carnê de contribuição. 

Sendo assim, o NIT nada mais é que o Número de Registro do Trabalhador. 

Como consultar os números?

A consulta do número pode ser realizada no aplicativo do “Meu INSS”, o número PIS pode ser verificado pelo software que permite que o trabalhador conheça o seu tempo de contribuição. 

Para consultar o NIT/PIS efetue o cadastro no aplicativo informando os dados pessoais como nome completo e CPF. 

O aplicativo disponibilizará algumas perguntas acerca do seu histórico de trabalho dessa forma será possível conferir a identificação do usuário. 

Ao concluir o cadastro e as respostas será preciso gerar uma senha, concluídos os passos saia e depois efetue o login novamente. 

Depois de concluir esses passos será possível consultar seus números de cadastro. 

Redator: Iana Filizola

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

O post Saiba o que é PIS/Pasep e NIS/NIT apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.



Fonte Original