Presidente Jair Bolsonaro quer dividir a Petrobras


O presidente brasileiro Jair Bolsonaro reiterou na segunda-feira que gostaria de privatizar a petrolífera estatal Petróleo Brasileiro SA, dizendo que seu plano ideal seria dividi-la em vez de vendê-la a um comprador.

Lutando com as consequências políticas do aumento dos preços dos combustíveis, Bolsonaro sugeriu repetidamente nas últimas semanas que gostaria de privatizar a empresa conhecida como  Petrobras .

Alguns dos principais apoiadores do presidente, como os caminhoneiros, querem que ele faça mais para controlar a política de preços dos combustíveis da empresa, mas tais medidas seriam caras para a  Petrobras  e poderiam prejudicar a credibilidade fiscal do Brasil.

Em uma entrevista de rádio na segunda-feira, o presidente mais uma vez culpou um imposto estadual pelos altos preços dos combustíveis, ao mesmo tempo que chamou o pagamento de dividendos da empresa de “absurdo”.

“Para mim, o ideal é se livrar da  Petrobras ”, disse. “Logicamente, é melhor vendê-lo para muitas empresas, não passar de um monopólio estatal para um monopólio privado. Corte-o.”

Em um depósito de segurança na semana passada, a  Petrobras  repetiu que manteria sua política de preços de combustível atual e que os ajustes de preços foram feitos de acordo com as necessidades do negócio e flutuações de preços internacionais.

A popularidade de Bolsonaro tem caído antes da eleição presidencial do próximo ano, em grande parte devido à inflação galopante impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis e da energia. 



Fonte Original