Meu INSS: Saiba quais os serviços disponíveis e como se cadastrar – Jornal Contábil


Meu INSS é uma plataforma online desenvolvida para facilitar a vida do cidadão e trazer a solução para as grandes filas nas agências do INSS, além de tornar as informações mais acessíveis ao trabalhador.

No Meu INSS tem como dar entrada em benefícios, agendar perícias, ver o andamento de solicitações, acessar a carta de concessão do benefício, simular aposentadoria, entre outros.

Esta plataforma online foi a solução encontrada pela Previdência para reduzir as filas das agências e tornar a informação mais acessível ao trabalhador. 

Confira agora quais os serviços disponíveis pelo App e como se cadastrar.

Quais os serviços disponíveis no Meu INSS?

Alguns dos benefícios que você pode pedir e os serviços disponíveis são:

  • Auxílio-doença;
  • Recurso e revisão;
  • Pensão por morte;
  • Salário maternidade;
  • Aposentadoria por Idade;
  • Agendar prova de vida;
  • Cumpri exigências;
  • Consulta de benefícios;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Acessar carta de concessão do benefício;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal.

Como cadastrar no Meu INSS?

Para fazer o cadastro é preciso informar seus dados e responder algumas perguntas da sua vida previdenciária junto ao INSS. Confira o passo a passo:

  • Entre no site meu.inss.gov.br pelo computador ou baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS.
  • Clique em cadastrar senha
  • Clique em ‘Crie sua conta gov.br’ e selecione a opção ‘Número do CPF’
  • Informe seus dados pessoais, como número do CPF e nome completo, clique em avançar
  • Preencha os outros dados: nome da mãe, data de nascimento, número do celular, e-mail e outros
  • Confirme seu e-mail e o número do celular
  • Confirme e crie sua senha
  • Após criar a senha, retorne ao site Meu INSS e clique em ‘Entrar’
  • Autorize o compartilhamento dos seus dados do gov.br para o INSS
  • Agora confirme informações como o histórico da sua vida de trabalho, incluindo datas e nomes de empresas em que trabalhou. Nesse momento, é bom ter a sua carteira de trabalho por perto.
  • Prontinho! Você já pode usar o Meu INSS

Como recuperar a senha do Meu INSS?

Caso tenha esquecido sua senha do Meu INSS, não se preocupe, é possível recuperá-la! 

  • Primeiro você irá acessar acesso.gov.br
  • Inserir o número do seu CPF e clicar no botão “Continuar”. 
  • Após, clique no link “Esqueci minha senha”, preencha o reCAPTCHA e avance! 
  • Em seguida irão aparecer formas de como você pode recuperar sua senha, como:
    • Validação fácil: você precisa ter Título Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação, o aplicativo gov.br instalado em seu celular e um computador disponível;
    • Por meio dos Bancos Credenciados: Caso você possua conta de algum banco credenciado é possível recuperar sua senha do INSS através do site destes bancos credenciados.
    • Por e-mail
    • Por mensagem no seu celular



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