INSS: Confira o passo a passo para fazer a atualização de dados cadastrais – Jornal Contábil


Realizar a atualização de dados cadastrais junto ao INSS é extremamente importante para os aposentados e pensionistas. O próprio instituto solicita que caso ocorra alguma mudança ou correção, é preciso solicitar a atualização.

O INSS dispõe de um serviço online e gratuito para a atualização dos dados cadastrais. E hoje vamos te mostrar a forma mais fácil e rápida para atualizar seu dados, através do Meu INSS, confira.

Quando devo atualizar meu dados?

A atualização dos dados devem ocorrer, quando houver:

  • correção de informações (para o caso de ter algum dado errado);
  • mudança de endereço;
  • alteração de nome (em função de separação ou emissão de nova certidão de casamento);
  • alteração de e-mail ou telefone para contato;
  • atualização da atividade (no caso de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial).

Como atualizar os dados cadastrais do INSS?

A atualização dos dados cadastrais do INSS é fácil e pode ser feito totalmente online, pelo App do Meu INSS, confira o passo a passo:

  • Acesse o site ou app “MEU INSS”
  • Faça login usando senha e usuário do Gov.br
  • Clique em “Agendamentos/ Solicitações
  • Clique em “Novo requerimento”
  • Digite “dados” no buscador
  • Escolha a primeira opção em que aparece “Atualização de Dados Cadastrais” 
  • Confira se os seus dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, estão corretos.
  • Em seguida, informe o seu atual e-mail e número para contato.
  • Role para cima da tela, e clique em “Dados Adicionais”, essa opção possibilita incluir ou atualizar um dado novo.
  • Agora você irá enviar os seus documentos atualizados, clique em “novo” para anexar a documentação, e depois que terminar, toque em “Avançar” (É recomendado que esses arquivos estejam no formato PDF, mas caso não seja possível, como também é aceito em .jpeg, você pode utilizar as fotografias da própria câmera do seu celular mesmo.)
  • Escolha uma agência que fica mais perto de você. Escolha a melhor para você ir presencialmente em atendimentos futuros, caso for necessário.
  • Após isso, é só finalizar a solicitação de atualização.
  • PRONTO! Os seus dados já foram atualizados.

Quais documentos devo anexar?

A atualização de dados depende dos documentos a serem anexados, e para agilizar o processo preparamos uma lista de documentos essenciais para atualização:

  • Documentos pessoais do interessado com foto;
  • Outros documentos cujas informações o cidadão pretenda atualizar no cadastro do INSS, como, por exemplo, título eleitoral, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc;
  • Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato para imposto de renda;
  • Procuração ou termo de representação legal: documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver, mas só se for solicitado, então espere o pedido do INSS.



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